domingo, 29 de abril de 2012

Gileno Santana


Gileno Santana

Gileno Santana nasceu em Salvador da Bahia – Brasil e começou a estudar Trompete aos 13 anos, numa Banda de Música no interior do Ceará. Como o seu maestro tocava saxofone, foi autodidacta na iniciação ao instrumento. Desde sempre curioso em saber mais acerca do instrumento mudou-se aos 15 anos para a capital do estado do Ceará, Fortaleza. Aí fez parte da Banda do Piamarta, regida pelo maestro/educador Costa Holanda e rapidamente se tornou primeiro trompete e solista de umas das melhores Bandas de Música do Brasil.
Participou no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza, como bolseiro, onde estudou com o Doutor em Trompete Nailson Simões. Em Fortaleza começou a sua vida profissional dividindo palcos com músicos mais experientes que muito o ajudaram. Ainda em Fortaleza gravou vários CDs como músico de estúdio. Foi considerado o músico revelação do estado do Ceará.
Aos 16 anos regressa à sua cidade natal para estudar com Joatan Nascimento, professor da escola Manoel Novaes. Em Salvador também teve aulas com Heinz Karl Shwebel, Doutor em trompete.

Participou na orquestra Fred Dantas como solista e foi membro do grupo de choro Vila Velha. Participou no projecto do saxofonista americano Mike Ellis, com quem gravou o disco “Bahia Band”. Acompanhou grupos e artistas Baianos como a Banda Beijo, Negra Côr, Adelmo Casé e o grupo Harmonia do Samba com o qual gravou um Cd e Dvd.
Ainda no Brasil, participou na banda sonora da curta-metragem “16 polegadas” e gravou com Sandra de Sá, Gilmelândia, Ivete Sangalo, Alexandre Pires, entre outros.

Aos 18 anos viaja para Portugal com o intuito de fazer estudos superiores de Jazz.
Já em Lisboa estudou com João Moreira professor do Hot Club Portugal e tocou na orquestra do Herman José. Aos 19 anos ingressa no curso superior de jazz da ESMAE sendo aluno de Laurent Filipe e João Moreira.

O seu primeiro trabalho discográfico, como lead trumpet da Orquestra Jazz Matosinhos foi com cantora Maria João no disco “Amoras e Framboesas”. Desde aí segurou o lugar e fez os programas de lead com Kurt Rosenwinkel, Maria Schneider, João Paulo Esteves, com a OJM já tocou com Jim McNeely, Mark Turner, Steve Swallow, Carla Bley Chris Cheek, Ohad Talmor, Andy Sheppard, Maria Rita, Lee Konitz, Kurt Rosenwinkel.

É líder e arranjador da secção de metais dos Expensive Soul, a banda portuguesa de maior sucesso em 2011, Com essa secção de metais, “Hornsters”, trabalha também com Pedro Abrunhosa, Dino Soulmotion, Os Classificados, Trabalhadores do Comércio, Os Azeitonas, Deolinda, Mônica Ferraz, Nu Soul Family, PhalaSolo entre outros. Produtor e arranjador é também muito requisitado como músico de estúdio




















Nenhum comentário:

Postar um comentário