terça-feira, 1 de maio de 2012

Graig Fuchs


Craig Fuchs

Craig Fuchs (EUA) é Diretor do Departamento de Música e Professor Adjunto da Pittsburg State University, Estados Unidos, onde dirige a Banda de Música e a Orquestra de Câmara, além de lecionar nas turmas de graduação e pós-graduação.
É graduado em educação musical pela Missouri Western State University e pela University of Missouri-Columbia. Possui Doutorado em Regência de Banda pela University of Missouri-Kansas City Conservatory of Music.
Possui vários artigos publicados na revista The Instrumentalist sendo também muito solicitadocomo diretor e professor por grupos regionais e distritais, mantendo um ativo calendário como jurado em concursos de Banda a cada outono.
Sua experiência internacional inclui a direção de concertos e júris na Inglaterra, França e Holanda. Em 2009 Fuchs veio pela primeira vez a América do Sul, onde dirigiu a Orquestra Sinfônica do Paraguai em Assunção, no Paraguai. Durante sua estada no Paraguai foi convidado também para trabalhar com as Bandas de Música do Conservatório e da Polícia Nacional.  Em julho de 2010 retornou ao Paraguai e dirigiu outra série de concertos da Orquestra Sinfônica Nacional.
Fuchs mantém uma ativa carreira como trompetista e foi membro da T.D. Pack Band, a Banda Oficial do Kansas City Chiefs, por 13 temporadas. Reside em Pittsuburg, Kansas, com sua esposa Kelly e seus dois filhos Kelsey e Caleb.
Pela primeira vez no Brasil, a convite da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizando uma série de concertos como regente convidado da Orquestra de Sopros de Pindoretama e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Orquestra de sopros de Pindoretama


 Orquestra de Sopros de Pindoretama

A Orquestra de Sopros de Pindoretama é a principal ação do PONTO DE CULTURA AMIGOS DA ARTE, mantido pela ONG AAMARTE.  O grupo existe há 12 anos e tem como objetivo incluir socialmente crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas de Pindoretama-CE, através da música.

Para participar da Orquestra é requisito imprescindível que os músicos estejam matriculados na escola e apresentem um bom desempenho escolar.
Atualmente a Orquestra conta com 50 integrantes no grupo principal e possui uma escola de iniciação musical com mais 150 crianças. Ao passo que vão atingindo a maioridade, os músicos saem para o campo profissional e as novas vagas são ocupadas pelos alunos da escola de iniciação musical.
Além das tradicionais “Marchas” e “Dobrados” - típicos das Bandas de Música - a Orquestra apresenta um repertório bastante variado, composto por ritmos populares brasileiros e internacionais como samba, choro, bossa-nova, maxixe, frevo, baião, jazz e mambo.
Tendo realizado mais de 450 concertos em todo o Ceará, o grupo também se apresentou na Alemanha em 2002 e 2006, onde foi o único representante do Brasil em diversos festivais de música, incluindo apresentações na Copa do Mundo de Futebol, em Hamburgo. A terceira turnê no exterior  foi realizada de 9 a 23 de junho, na Noruega, onde a Camerata da Orquestra realizou concertos e intercâmbio cultural em Oslo, Larvik e Drammen.

A Orquestra de Sopros de Pindoretama tem como Diretor Artístico e Regente Titular o Maestro Arley França, seu idealizador e fundador. Músico e pedagogo, com formação musical em Bandas, estudou regência orquestral na Inglaterra e é também professor convidado da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA.
O grupo tem como regente assistente o Maestro Adriano Araujo, que teve sua formação musical na própria orquestra e é Graduado em Administração e Marketing.

O que antes parecia apenas um sonho tornou-se realidade com a dedicação de cada jovem músico. Atualmente, eles percebem que a oportunidade que tiveram em 1999 foi fundamental para mudar o futuro, criando um presente mais promissor. No entanto, a Orquestra de Sopros de Pindoretama não se resume somente em tocar canções para a plateia.
    
A ORQUESTRA DE SOPROS DE PINDORETAMA tem o apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Lei 13.811 de 16 de agosto de 2006), patrocínio da empresa de telecomunicações Oi (por meio do  Oi Futuro, Instituto de responsabilidade social do Grupo Oi), apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pindoretama e da FUNARTE / Ministério da Cultura.